quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Ulysses Geremia lenda da fotografia

Sempre é um orgulho ver uma homenagem a uma
lenda da fotografia, meu tio Ulysses Geremia.
Matéria no Almanaque Gaúcho de Ricardo Chaves
Zero Hora 2 de novembro 2011.

Marcante presença
02 de novembro de 2011

É principalmente através do seu trabalho que os homens se aproximam da eternidade. Se a fotografia for a atividade desse homem, isso fica ainda mais claro. O fotógrafo Ulysses Geremia morreu em 2001. Filho do imigrante italiano Giácomo Geremia, Ulysses aprendeu com o pai o seu ofício. Giácomo abriu o Studio Geremia em 1910, em Caxias do Sul, e foi o mais importante da área no início do século 20.

Foto: Tatiana Sager, BD

Nos primeiros anos de 1930, Ulysses começou a ajudar o pai e a desvendar os segredos da arte fotográfica. Ulysses levou adiante o prestígio do ateliê e, mesmo que representantes de diversas gerações tenham desfilado diante da sua lente, ele não se limitou aos clássicos portraits de estúdio. Fotografou também a paisagem urbana e o processo de desenvolvimento que a industrialização trazia para a região. Focou no homem, na cidade e no trabalho e contou, visualmente, o que aconteceu a sua volta entre 1933 e 1996. 
Neve em Caxias do Sul, em 1941. Foto: Ulysses Geremia, reprodução.
Congresso Diocesano de 1948. Foto: Ulysses Geremia, reprodução.
Festa da Uva de 1950. Foto: Ulysses Geremia, reprodução.



O acervo do Arquivo Histórico Municipal tem uma significativa coleção de
mais de mil negativos de fotos feitas por ele. 
Metalúrgica Abramo Eberle. Foto: Ulysses Geremia, reprodução do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami



Hoje é 2 de novembro, dia dedicado a homenagear os mortos – e, exatamente há cem anos, nascia Ulysses Geremia. Nenhuma data é mais adequada, portanto, para que celebremos a sua perenidade.



(colaborou Roni Rigon)