sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

SOMMELIER

O brinde é usado na celebração e em grandes acontecimentos onde o contato com os copos indica o desejo de união, paz e alegria entre os presentes.

Diz-se que o brinde é uma oportunidade de realçar e reunir os cinco sentidos humanos nos vinhos: O olfato representado pelo aroma, o paladar pelo sabor, o tato pela temperatura, a visão pelas cores, a audição pelo som do toque das taças, já que não há a possibilidade de “ouvi-lo”.

O enólogo e escanção (português europeu) ou sommelier (português brasileiro), Rafael Fernando Silveira. Formado em Enologia, pelo Instituto Agrário Especializado em Viticultura e Enologia da cidade de Conegliano Veneto no norte da Itália, o mais conhecido da Europa, com 135 anos de existência e pela Associação Italiana de Sommeliers – sendo um dos únicos brasileiros a ter os dois diplomas unificados.

Rafael Fernando Silveira transferiu-se de Santa Catariana para a Itália para estudar aos 23 anos. Apaixonado por vinhos, especializou-se na montagem de vinhedos de alta qualidade.

Matéria para a revista Perfil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui o seu Comentário: