domingo, 21 de fevereiro de 2010

UMA AUTORIDADE EM SUSTENTABILIDADE!

Brasileiro de Santa Catarina e executivo experiente, Julio Moura Neto é membro do Conselho de Administração da Natura. É também membro do Comitê Executivo do Conselho Mundial Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD), com sede em Genebra na Suíça.
“Mudança nos nossos valores e hábitos de consumo, grande coesão social; as pessoas em 2050,serão do tipo “Um planeta” compartilhado por todos.
As empresas líderes - já muito antes de 2050 – serão aquelas que oferecerão produtos e serviços de maneira que endereçam e resolvem os grandes desafios da humanidade. “Por exemplo: criação de tecnologias e modelos de negócio que viabilizem estilos de vida e uma economia com baixa emissão de carbono; inclusão social; proteção e uso sustentável dos ecossistemas e muito mais...”

“Uma ética global, que transcende religiões, nações, estadas e outras divisões criadas pelo homem, é o fator crítico fundamental para reencontrarmos o caminho da sustentabilidade. O grande desafio do século 21 é entendermos e aceitarmos, que a humanidade enfrenta um destino comum, como diz Jeffrey Sachs em seu livro, “A riqueza de todos”. Sem pensar nos outros, na comunidade, na sociedade humana como um todo estaremos cada vez mais próximos de um colapso.

Hoje já usamos mais do que o planeta é capaz de produzir sustentavelmente; ao mesmo tempo temos ainda aproximadamente um bilhão de pessoas que vivem em estado de miséria, o que representa ao mesmo tempo um grande risco e uma grande responsabilidade para o resto do mundo. E a população continua crescendo... Numa sociedade humana sustentável não há espaço
para a cobiça e para a corrupção. Em alguns países a corrupção, a sonegação de impostos, a informalidade, a ineficiência das instituições públicas, a ineficácia no cumprimento das leis são responsáveis por um “custo” altíssimo para o planeta e para sociedade como um todo.

Matéria para a revista Perfil Brasil SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui o seu Comentário: